O Instituto Rio Metrópole (IRM) vai oferecer a estruturação e o suporte necessário para que 19 municípios da Região Metropolitana do Rio possam gerir, ampliar, operar e manter seus parques de iluminação pública. Além da substituição das lâmpadas por tecnologia LED, o projeto Metrópole + Iluminada vai sugerir soluções de telegestão e monitoramento remoto para as Prefeituras de Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, São Gonçalo, Seropédica e Tanguá, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
Com base em casos bem-sucedidos em cidades que conduziram iniciativas de modernização e eficientização energética, o IRM prevê mais segurança, redução no número de acidentes e promoção de qualidade de vida. O cidadão vai poder realizar atividades recreativas e esportivas em áreas até então pouco movimentadas. Todo esse cenário incentiva também atividades econômicas.
Espaços públicos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis (ODS 11 – ONU);
Melhoria direta da segurança pública;
Redução na fatura de energia elétrica;
Redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública;
Modernização e ampliação do parque por meio do uso de novas tecnologias, em especial as baseadas em LED;
Expansão da rede de energia.
O projeto Metrópole+Iluminada atende à ODS 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), parte da chamada “Agenda 2030”, um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos 193 países membros – o Brasil é um deles.
A ODS 11 trata da segurança das cidades e de sua sustentabilidade.
Com o compromisso de buscar soluções tecnológicas de ponta para infraestrutura de transporte, conectividade, iluminação pública e modelos de eficiência energética, o IRM lançou o projeto Metrópole+Iluminada, atendendo assim ao pilar da iluminação pública da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.